SUCURIDAN


 “(...) Encostei o ouvido na parede. E ali, comecei a escutar vozes...dos vizinhos de cima, dos vizinhos dos lados e de baixo. Ali comecei a escutar vozes de outras casas; vozes de outras camadas, de outros mundos. Desde então comecei a ouvir ‘através das paredes’. Foi ali que comecei a escutar ‘através de’. Comecei a ouvir outros ‘eus’, cascatas de eus, infinitos, ancestrais. E, de repente, eu me vi sem mim, sem eu...Mas um desfile de eus, que se apresentavam em camadas de mim...então eu me dilui”.


O disco SUCURIDAN é fruto de uma extensa e elaborada pesquisa de instrumento e voz, cujo leit motive são as minhas memórias sonoras. É para esta aldeia pessoal que estou sempre retornando, revisitando, em reiterados mergulhos.

Como o escafandrista, que descobre e remonta histórias a partir de fragmentos desconexos, peças e notas soltas, reinvento incessantemente o presente através das memórias resgatadas de um mar sonoro que ainda ecoa em mim – submerso na concretude de quem sou agora.

Memórias estas que passam a não ser apenas minhas, à medida que avanço um tanto mais em direção às origens. São memórias humanas, arquetípicas, ancestrais. Aprofundo-me nesta investigação até tocar as paredes que delimitam esta existência; ouço através delas e descubro, assim, o avesso da minha unidade... encontro o Universo.

Assim, SUCURIDAN é, a um só tempo, uma exploração sonora individual e Universal. Pois este violão, que é tocado por mim – alguém de quem se pode falar sobre uma trajetória erudita, mesclada a outras tantas influências culturais – este mesmo violão é, sobretudo, tocado por uma mulher mestiça que traz em suas raízes, negros, índios, italianos, espanhóis e ciganos. 

Então, quem toca em mim...Senão todo o Universo?

Andrea Drigo  


Ficha Técnica:

Composições e interpretação | ANDREA DRIGO
Produção artística | Nathalia Leter participação especial (cello) 
Gravação e mixagem | PIPO PEGORARO
Masterização | HOMERO LOTITO - Reference Studio

REPERTÓRIO DO DISCO 
SUCURIDAN - Vozes, violão de nylon, maracás e rabeca
CIRANDEIRO - Voz, violão de nylon e piano
CORPO D’ÁGUA - Vozes, violão e vaso (com participação de Nathalia Leite:
violoncelo).
VALSA - Violão
DANÇA DA TERRA - Vozes, flautas indígenas e percussões
VOLTANDO PRA CASA - Vozes e violão
EU VI CHOVER - Voz, violão e spring drum
FLUINDO - Voz, violão e flauta indígena

Nenhum comentário:

Postar um comentário