PROJETO




Desde o dia em que a cantora, compositora e multiinstrumentista Andrea Drigo encostou seu ouvido de criança naquela antiga parede da casa de umbanda, muitas outras coisas começaram a ser ouvidas, para além dos cantos sagrados que embalavam a gira…A pesquisadora descobriria, nesse gesto, sua vocação para ‘ouvir através das paredes’- uma escuta que atravessa, não apenas fazendo ressoarem suas próprias vozes e sons interiores, mas que também capta as potencialidades sonoras do outro. Foi neste lugar de fronteiras, no espaço entre o eu e o outro, que Andrea Drigo forjou seu percurso artístico e também sua linguagem de pesquisa vocal, chamada O Caminho do Canto: um trabalho de liberação e harmonização da energia através do canto.

Este ano, essa técnica pioneira completa 15 anos, durante os quais a artista vem despertando as vozes de centenas de pessoas. Sincronicamente, o disco Sucuridan – uma obra que foi concebida sob os mesmos fundamentos conceituais e práticos d’O Caminho do Canto – está sendo lançado também em 2012, de modo que nosso projeto destina-se não apenas à finalização de um produto artístico, mas principalmente a expandir ainda mais essa rede de artistas, pesquisadores e simpatizantes em torno da linguagem vocal.

Assim, num único fluxo de ações, este projeto pretende viabilizar a prensagem de SUCURIDAN, segundo álbum de Andrea Drigo, com tiragem de 1000 cópias, e também a temporada de lançamento do disco. Essa temporada compreende a realização de:

- 3 ’ workshows’: show solo de Andrea Drigo integrando todo o repertório do disco e algumas composições do primeiro álbum A DANÇA, entremeados por conversas e práticas vocais com a participação do público;

- 1 palestra-vivência, intitulada “Quem canta em mim?”, a ser ministrada pela própria artista. Nesse encontro, a cantora irá compartilhar a essência do pensamento e das referências conceituais que motivam e orientam seu trabalho criativo e suas pesquisas;

- além da vivência musical, cujas recompensas envolvem vale-aulas e bolsas de estudo no curso O Caminho do Canto, Andrea Drigo também propõe aos apoiadores exemplares exclusivos de sua série de instalações SERES CALIGRÁFICOS, fruto de suas longas incursões pelas artes plásticas orientais.

Para realizar todas essas ações, contamos com um apoio no valor de R$11.500,00.

SOBRE OS WORKSHOWS

Andrea Drigo é uma artista-pesquisadora que vem desenvolvendo um importante trabalho de pedagogia musical, centrada na experiência do canto. Preferindo não se intitular como ‘professora’, afinal, segundo ela, não existem ‘alunos’ nessa linguagem, ela se considera apenas uma arqueóloga da voz, interessada em escavações sonoras que nos levem ao encontro de nossa voz primordial, ao encontro de ‘quem canta em mim’. “Se estamos todos seguindo e construindo juntos O Caminho do Canto, então somos apenas peregrinos”, diz ela.
Assim, após 15 anos de intensos trabalhos aprimorando essa metodologia, Andrea Drigo retoma sua carreira solo e decide juntar esses dois aspectos de sua trajetória no palco: a paixão pela pesquisa desdobrando-se em criação artística e também em conceitos, propostas de dinâmica, técnicas e ferramentas que podem ser compartilhados com qualquer ser humano que sinta algum impulso de experimentar (e ouvir) sua própria voz.
E foi partindo desse desejo, de compartilhar com o coletivo suas descobertas e ferramentas, que Andrea chegou à idéia dos workshows. Em lugar de apenas interpretar suas músicas, a instrumentista expõe o caminho percorrido no processo criativo do disco, propondo entre uma história e outra algumas práticas vocais com a participação do público.
Como será isso????
Ahhhh, aguarde os próximos capítulos…